sexta-feira, 13 de maio de 2011

PROJETO DESCOBRINDO AS CORES

JUSTIFICATIVA: As cores estão presentes em tudo o que nos cerca, São elas um dos conceitos básicos e pré requisitos que necessitamos desenvolver nas crianças.
Público Alvo: Alunos Maternal II.
PERÍODO: Anual, duas aulas semanais.
CONTEÚDO: Cores
OBJETIVOS:
- Identificar cores;
- Nomear cores no ambiente, sala de aula, parque e roupas;
- Selecionar objetos, classificando as cores;
- Relacionar as cores primárias com os objetos da sala de aula, roupas e objetos pessoais dos alunos;
- Reconhecer a existência de cores no mundo;
- Reconhecer a importância das cores;
- Demonstrar a utilização das cores, nas revista, fotos, livros de histórias, obras de artes e tudo que nos cerca;
- Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção visual e auditiva da criança;
- Ampliar o conhecimento de mundo;
- Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura,
da colagem e da construção.
DESENVOLVIMENTO:
- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir para observar e falar sobre as cores das roupas de cada um e os objetos da sala de aula;
- Realizar um passeio pela escola, para observam as cores do prédio, dos brinquedos do parque e tudo o que cerca a escola;
- Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias.
- Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores . Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico(a cor da roupa da criança, etc.);
- Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em
recipiente transparente para que observem o resultado;
- Proporcionar a experiência da mistura das cores com canudos;
- Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando o ritmo com o material da bandinha;
- Registrar com guache de cores variadas o que mais chamou atenção da criança na música;
- Ouvir música sobre as cores cd da Xuxa, só para baixinhos II;
- Folhear revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;
- Confeccionar um mural com figuras escolhidas pelas crianças;
- Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos;
- Brincar com jogo dominó das cores e jogos de madeira que trabalha cores;
- Manusear blocos lógicos;
- Registrar a cor vermelha: desenhar e pintar com guache o coração;
- Registrar a cor azul: desenhar e pintar um céu com buchinha e guache e colar estrelas;
- Registrar a cor amarela: desenhar e pintar um girassol com cola colorida;
- Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido;
- Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar as cores novas que descobriu;
- Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;
- Assistir o vídeo da Kika, de onde vem o arco-íris;
- Brincar com massinha nas cores do arco íris;
- Realizar experiências cientificas para ver o arco-íris;
- Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco íris usando mistura de cores de tinta guache com buchinha;
- Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos
(peixes, mar e conchinhas);
- Ouvir a música "Aquarela". Registrar, confeccionando um livro, colocando uma frase em cada página para as crianças ilustrarem;
- Realizar pintura com giz molhado;
- Realizar pintura com giz de cera branco, descobrindo o que desenho utilizando tinta guache;
- Realizar pintura com guache e barbante;
- Realizar pintura sobre moedas;
- Realizar pintura com a lixa e sobre a lixa;
- Realizar pintura com as mãos e os dedos;
- Utilizar cotonetes e tinta guache para desenhar e pintar;
- Fazer experiências com gelatinas;
- Fazer desenhos com carvão vegetal;
- Realizar técnica de respingar tinta sobre o papel sulfite, dobrá-lo ao meio e tentar identificar o desenho que surgiu;
- Realizar a leitura do poema as borboletas e fazer a ilustração.
MATERIAIS:
- Anilina;
- Tinta guache;
- Cola branca;
- Cola colorida;
- Barbante;
- Moeda;
- Canudinho;
- Lixa de parede;
- Massa de modelar;
- Sulfite;
- Gelatina;
- Revistas;
- Imagens;
- CD;
- Vídeo;
- Bandinha;
- Catolina;
- Buchinha;
- Papel crepon;
- Giz de lousa;
- Cotonete;
- Carvão vegetal.
AVALIAÇÃO:
- Participação dos alunos.
- Realização das atividades. 
PRODUTO FINAL:
-Exposição das atividades realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário